About This Blog

sexta-feira, 13 de Janeiro de 2012

LMS - Principais caracteristicas

Os Learning Management Systems, conhecido como LMS, ou Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA), são softwares desenvolvidos sobre uma metodologia pedagógica para auxiliar a promoção de ensino e aprendizagem virtual ou semi-presencial.
Dentro da categoria Ambientes Virtuais de Aprendizagem, existe uma categoria específica de aplicações denominada de Sistemas de Gestão da Aprendizagem. Esta categoria de ambiente dispõe de um conjunto de funcionalidades projectadas para armazenar, distribuir e gerenciar conteúdos de aprendizado, de forma progressiva e interactiva, podendo também registar e relatar actividades do aprendiz bem como seu desempenho. A estratégia educativa implícita visa dar suporte para que dois ou mais sujeitos construam o seu conhecimento através da discussão, da reflexão e tomada de decisões, e onde os recursos informáticos actuam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem.
 
 

Caracteristicas

Estes recursos vão desde mecanismos para envio de mensagens, bate-papo, recepção e envio de materiais e gerenciadores de tarefas. Tais recursos possibilitam a execução de diversas atividades de aprendizagem à distância, por parte do aluno, de acordo com tarefas predefinidas. A grande vantagem é a troca do conhecimento entre os participantes do ambiente, possibilitando a criação de novos conhecimentos. O termo gestão de ensino (Learning Management) é utilizado para definir estratégias que são desenvolvidas para ajudar a obter resultados na aprendizagem. No âmbito da categoria Ambientes Virtuais de Aprendizagem, insere-se a categoria de Sistemas de Gestão da Aprendizagem (Learning Management System - LMS), que ostenta um conjunto de funcionalidades delineadas para armazenar, distribuir e gerir conteúdos de aprendizagem, de forma progressiva e interactiva, podendo, ainda, registar e relatar actividades do aprendiz, bem como o seu desempenho. O LMS permite gerir tanto a sala de aula presencial, como a aprendizagem on-line, e-learning. Do estudo das funcionalidades do LMS destacamos como principais vantagens e benefícios:
  • Reduzir custos de formação;
  • Disponibilidade a qualquer hora e local;
  • Aumentar as competências dos empregados.
  • Diminuir os custos com o pessoal.
  • Gerir as ferramentas de aprendizagem em conjunto com as metas dos recursos humanos.
Uma análise comparativa às características e funcionalidades apresentadas pelos Sistemas de Gestão de Aprendizagem comerciais (tais como Web-CT, Learning Space, Blackboard, Docent, ou outros) aponta que, embora historicamente, os sistemas possam ter sido desenvolvidos em contextos e para necessidades específicas diferentes. A sua evolução visa para um modelo comum, pela satisfação de necessidades transversais aos diversos contextos pedagógicos e organizacionais. Este modelo comum abrange as seguintes funcionalidades básicas, constando na generalidade dos Sistemas de Gestão de Aprendizagem:
  • • Acesso protegido e gestão de perfis.
O utilizador necessita de um login para aceder, as funcionalidades activas dependem do perfil do utilizador, existindo um sistema de gestão dinâmica do perfil de cada utilizador.
  • • Gestão do acesso a conteúdos
Os conteúdos (documentos - texto, áudio, vídeo, etc..., armazenados no LMS ou apontadores para recursos externos) são configurados pelo autor e posteriormente geridos pelo LMS, indicando este ao utilizador o seu progresso e desempenho.
  • • Comunicação Autor/Utilizador.
Para além da classificação em termos do tipo de comunicação em “assíncrona” e “síncrona”, e da tipologia dos dados transmitidos/recebidos em texto/áudio/ videoconferência, os modos de comunicação presentes nos LMS deverão ser desenvolvidos e classificados em função dos tipos de participantes a que se destinam e em função do desenho pedagógico especificado pelo autor.
  • • Controlo de actividade.
Com o registo das actividades de cada utilizador (data de login, tempo de permanência, documentos / secções visitadas, …), os LMS dispõem informação rica, quer para o autor, quer para a entidade que faz a gestão do processo.
  • • Gestão de utilizadores e gestão do processo.
Os LMS são essenciais para adopções institucionais e sistemáticas do e-learning, pelas suas potencialidades ao nível da automatização da gestão pedagógica, administrativa e, até certo ponto, organizacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário