About This Blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CMS - Análise Joomla!

Joomla! (pronuncia-se djumla) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL.

É um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.7.0 (em 20 de Julho de 2011); a sua última versão legada é a 1.0.15. O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, tendo recebido o "Linux Awards".

História

Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação - a Mambo Foundation - onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram a transferência e, em 2005, criaram o "Joomla 1.0", também "open source", a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2.


Componentes

Joomla segue o modelo de componentes que é uma forma de gerenciar conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções Mambo.

Por exemplo: O componente Web Links permite gerenciar a área de links do site. Já o componente Banners permite gerenciar publicidade na forma de banners, rotacionando aleatoriamente e contando o número de cliques.

Existem milhares de extensões, que podem ser encontrados no site oficial da comunidade (em 8 de Setembro o site citado mostra um total de 8114 extensões), tais como galerias de fotos (RSGallery2, zOOm Gallery), sistemas de tradução (JoomFISH), gerenciadores de formulários, e outros. Alguns componentes são gratuitos e/ou livres, licenciados sob a GNU GPL, porém alguns possuem licença comercial.

Caso não exista um componente adequado à necessidade do site, pode ser feita a adaptação de um componente existente usando PHP e estilos/CSS ou pode-se criar um componente específico.


Como instalar o Joomla!


Sem comentários:

Enviar um comentário