About This Blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CMS - Análise WordPress


WordPress é aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP e executado em MySQL, especialmente para a criação de blogs.


O WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito.


O WordPress é utilizado também como plataforma de desenvolvimento de sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.


Características






O WordPress possui um sistema de modelos, através de um processador de modelos. Os usuário pode re-organizar o layout através de widgets sem precisar editar códigos PHP ou HTML; eles também podem instalar e alternar entre temas WordPress. Os códigos PHP e HTML dos temas também podem editados para adicionar funcionalidades personalizadas.
Alguns dos recursos incluem:


    Gerar XML, XHTML, e CSS em conformidade com os padrões W3C
    Gerenciamento integrado de de ligações
    Estrutura de permalink amigável aos mecanismos de busca
    Suporte extensivo a plug-ins
    Categorias aninhadas e múltiplas categorias para artigos
    TrackBack e Pingback
    Filtros tipográficos para formatação e estilização de texto corretas
    Páginas estáticas
    Múltiplos autores
    Suporte a tags (desde a versão 2.3)
    Pode gerenciar múltiplos blogs em subpastas ou subdomínios (desde a versão 3.0)
    Importação e exportação de dados
    API de desenvolvimento de plugins
    Níveis, promoção e rebaixamento de usuários
    Campos personalizados que permitem armazenar dados extras no banco de dados

Há aplicações para Android, iPhone/iPod Touch, iPad, Windows Phone 7 e BlackBerry que oferecem acesso a alguns dos recursos do painel administrativo WordPress tanto para o WordPress.com quanto para alguns blogs WordPress.org.

O WordPress atualmente suporta a importação de dados, na forma de postagens (artigos), da maioria das plataformas de publicação disponíveis. É possível importar dados exportados de outros sistemas como Blogger , WordPress.com etc. 


História

O b2/cafelog, mais conhecido porb2 ou cafelog, foi o percursor do WordPress. O b2/cafelog estima ter sido empregado aproximadamente 2,000 blogs até Maio de 2003. Escrito em PHP para uso em MySQL, o b2 foi escrito por Michel Valdrighi, que é agora um contribuidor no desenvolvimento do WordPress. Embora o WordPress seja o sucessor oficial, outro projecto b2evolution, também está em desenvolvimento activo.

O WordPress apareceu em 2003 da junção de esforços entre Matt Mullenweg e Mike Little para criar um fork do b2. O nome WordPress foi sugerido por Christine Selleck, uma amiga de Mullenweg.
Em 2004 os termos de licenciamento para o concorrente Movable Type foi mudado pela Six Apart e muitos de seus usuários mais influentes migraram para o WordPress. Em Outubro de 2009, O sistema Market Share Report chegou a conclusão que o WordPress conseguiu criar uma das marcas mais fortes em sistemas de gerenciamento código aberto.

A versão 3.0, lançada em 17 de junho de 2010, fundiu o WordPress MU ao aplicativo principal sendo assim, o projeto WordPress Mu foi descontinuado. O WordPress MU era um fork do WordPress criado para permitir a existência e gerenciamento de vários blogs simultâneos em apenas uma instalação. Atualmente o WordPress pode se tornar multiusuário mediante a algumas configurações. 


Prémios
Em 2007, o WordPress ganhou um prêmio Packt de CMS código aberto.
Em 2009, ganhou o prêmio de melhor CMS código aberto, o Open Source CMS Award.
Em 2010, ganhou na categoria Hall of Fame CMS no 2010 Open Source Awards.
Em 2011, ganhou o prêmio de aplicação web código aberto do ano, Open Source Web App of the Year Award no The Critters.


Como instalar o WordPress






Sem comentários:

Enviar um comentário