About This Blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CMS - Vantagens e Desvantagens

Ajuda a resolver um problema muito comum, porém que foi complexo durante muito tempo, a necessidade de investir um custo alto em pessoas capacitadas para construir e gerenciar um site ou portal.
No intuito de acabar com esse problema, foram criados CMS (Content Management Systems ou Sistemas Gerenciadores de Conteúdo), como o Joomla, que visam facilitar a construção de sites de forma rápida e eficiente e gerar menos custos. Auxilia na publicação e administração de um conteúdo na web, facilitando até mesmo para quem não é perito nessa área.
O usuário não precisará prever características básicas para o site, como login de usuários, criação, edição e publicação de conteúdo, publicação de "banners" de propaganda, pois esses recursos já estão pré-programados e prontos para serem utilizados. O Joomla conta com extensões que não estão em sua instalação básica, mas que podem ser adquiridos através de download dos módulos e componentes que aumentam sua funcionalidade. Resumidamente, o Joomla é um “esqueleto” de website pré-programado e com recursos básicos, com fácil manutenção e administração via web.
Como em todo os framework, trabalhar com um “modelo” pré-concebido implica em aceitar algumas características, restrições ou limitações desse “modelo”.Por exemplo, o Joomla têm como base a tecnologia PHP e utiliza o base de dados MySql, limitando assim a inserção de componentes externos.
A aparência do site, apesar de poder ser alterada, também fica de certa forma limitada pelo sistema de templates do Joomla.

Sem comentários:

Enviar um comentário